Total de visualizações de página

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Almas aconchegantes

Pessoas com a alma aconchegante... Já conheceu alguma? Eu já. Algumas.

Pessoas que têm a alma aconchegante são como qualquer outra, como eu, como você. Você pode conhecê-las e não ver nada demais nelas. Pode até mesmo não gostar delas a princípio. Elas podem ser de todo tipo, não precisam ser zen, podem comer carne vermelha, beber álcool, gostar da noite, rir alto em lugares públicos ou ser calmas como uma andorinha. Você pode começar a conversar com elas e pensar que não têm nada demais. Mas as pessoas com esse tipo de alma têm um porém: suas almas puxam você para dentro delas, como num abraço apertado. Elas o envolvem, o mimam, como um edredom numa noite fria de inverno. Elas podem nem ser muito simpáticas de início, mas são presentes quando estão com você, olham-no nos olhos, prestam atenção ao que diz, sorriem de volta quando você sorri pra elas. E, de repente, não mais que de repente, tasc!, você está lá, envolvido por aquele morninho de gente que esquenta o ambiente em volta.

Essas pessoas passaram por problemas, como eu e você; podem ainda estar passando; têm dúvidas, medos, anseios, pesadelos, amores passados e desfeitos, esperanças. Mas elas têm uma calma interna que não tem nada a ver com fazer ioga ou abraçar uma árvore. Elas podem não ser bonitas, e na verdade em geral sua beleza vem mais desse algo que tento descrever do que de um padrão estabelecido, mas elas se iluminam, e a seus olhos vão ficando cada vez mais lindas. E você fica ali, paradinho, querendo sentir um pouquinho dessa irradiação, como quando se entra numa neblina e se deixa que ela o envolva. E, quando nos afastamos delas, lembramos da sensação.

Não se trata de paixão, ou tesão, ou amor o que essas pessoas nos inspiram. Embora esses sentimentos possam também estar presentes, pois são pessoas que encantam. Trata-se de um brilho que talvez cada um de nós tenha, mas que não conseguimos ainda expressar. Na verdade, essas pessoas olham o Outro e olham para o Outro, e isso vem de suas almas. Aconchegantes.

São seres únicos, sabe? São delicados, embora irascíveis e briguentos muitas vezes. São cuidadosos. Consigo mesmos, em primeiro lugar, pois sabem que não devem magoar quem cruza seu caminho, porque já foram muito magoados. Na verdade, são pessoas sofridas, que viveram muito, apesar de nem sempre serem maduras em idade. São muitas vezes uma flor de lótus em um mar de lama que tenta selvagemente sobreviver.

Pessoas com a alma aconchegante são o que todo ser humano deveria ser: abertas ao Outro e ao que há de melhor nele. Elas enxergam o pior, sim, mas conseguem ver além. Não pense que são religiosas por isso. Não! Podem até mesmo não ter crença nenhuma. Porque elas praticam o que Deus, ou o Cosmos, como prefiro chamar, pediu que fizéssemos: cuidar do próximo. E fazem isso sem perceber.

Elas não necessariamente fazem trabalhos de caridade, ou seguem uma causa. Podem simplesmente estar pelo mundo espalhando seu perfume. São simples, e por isso extremamente complexas.

Pessoas com a alma aconchegante podem sentar com você para tomar um café e ficar horas só ouvindo o que você tem a dizer. Ou num fim de semana ficar na cama debaixo de edredom só sentindo o calor do seu corpo meio adormecido, sem nada mais. Podem ligar um som alto e barulhento ou deixar o silêncio reinar. Elas vivem normalmente. Mas elas o abraçam. Com a alma. Com os olhos.

Sabe, tenho encontrado algumas dessas pessoas ultimamente no meu caminho. Elas às vezes se tornam grandes amigos, ou amores passageiros, ou simplesmente passam e me ajudam em algo e vão embora. Outras eu já encontrei há muito e reconheço agora. O que posso dizer é: o aconchego de suas almas tem tocado a minha alma sofrida e questionadora. E em alguns momentos eu penso que, quem sabe, não é esse o verdadeiro ser humano.

Que haja mais pessoas com a alma aconchegante em minha vida em 2016. É o que desejo. E depois, e depois. E desejo o mesmo a você, que me lê agora. Tendo a alma aconchegante ou não. Feliz 2016. :)