Total de visualizações de página

domingo, 25 de dezembro de 2011

Lego para uma nova era


Todo mundo que já está com certa idade - que é melhor não precisar - já teve, ou já quis ter, algumas peças de Lego. Infelizmente, apesar de fazer parte dessa geração, eu nunca tive o brinquedo, porque sempre foi muito caro. No meu caso, tive o pino mágico, que não deixava de ser delicioso de montar também.
Mas o incrível é que o Lego que conhecemos já não é mais o mesmo. Como tudo hoje em dia, se adaptou à nova era, exatamente a de Aquário, aquela que é inovadora nas comunicações entremundos e na interação entre eles. Pois é, descobri, encantada, que a Lego disponibiliza um programa chamado Lego Design, que pela interface suponho que pertença à Adobe, que possibilita ao usuário construir maquetes de brinquedos, ou melhor, criar brinquedos novos. O programa, ao longo do processo, vai criando junto um manual do brinquedo novo. Isso seria somente legalzinho se não fosse isto: pode-se enviar o brinquedo criado para o site da Lego que ela o disponibiliza na Internet, com preço e tudo! Se determinado número de pessoas se interessar em montá-lo, a Lego cria materialmente o brinquedo e o criador original recebe uma porcentagem! Na hora eu pensei que para eles deve está sendo ótimo ter brinquedos novos sem precisar pagar um designer profissional para isso. Essa é a parte realmente perversa. Mas, por outro lado, possibilita a crianças em desenvolvimento colocar a imaginação para funcionar e ainda saber que se pode ganhar dinheiro com a própria criatividade! Isso é o máximo!
O novo Lego, chamado Lego City, que eu não conhecia, não tem peças básicas como as da foto acima, mas traz verdadeiras estruturas supercriativas, como é o caso de uma nave de combate inimiga do filme Guerra nas Estrelas, pela bagatela de 500 e poucos reais. Não preciso nem dizer que minha criança gritou dentro de mim querendo aquela caixa. :-D

O interessante é que professores de robótica de escolas de ensino médio estão usando os brinquedos e o próprio programa da Lego para ensinar aos alunos as primeiras noções de robótica. Eles aprendem a montar estruturas seguindo um manual, mas tendo que descobrir quais peças são as que devem ser utilizadas. Haja raciocínio lógico e matemático! É claro que estou falando das aulas de um colégio particular, e a bem da verdade de um colégio específico, que por acaso foi onde cursei o segundo grau. Não acredito que isso tenha chegado, ou chegue, às escolas públicas, o que é realmente uma pena... De toda forma, é bom saber que algumas escolas, boas escolas, estão se preocupando em cuidar desses alunos a partir do meio em que eles estão inseridos. Sei que tem muita gente que demoniza a tecnologia, mas em um país em que a educação é tão precária e que os avanços tecnológicos não acontecem por falta de profissionais interessados e capacitados, em que faltam engenheiros, matemáticos, físicos, é bom saber que algumas crianças em torno de 10 anos estão sendo estimuladas na sua força criativa. Assim, além de profissionais de ciências humanas, que são extremamente importantes, teremos outros que irão além de simplesmente responder a e-mails ou usar as redes sociais. Que saberão que sua criatividade pode ser lucrativa, e por que não ganhar dinheiro com isso?
Esta nova era me surpreende a cada momento. Posso dizer que amo tecnologia, apesar de ter escolhido uma área oposta. Mas, mesmo do outro lado, procuro não ficar tão fora do que está rolando. Porque é realmente o máximo toda essa interação com gente e empresas e estudantes que nunca vimos ou que talvez nunca vejamos. Mas, que importa? Quem amamos está sempre ao nosso lado. Por que não podemos dar uma voltinha do outro lado do mundo e aprender um pouquinho através do mundo virtual? Isso é fantástico! Só lamentei não poder ter crescido inserida nesse mundo. Mas dá para correr atrás, não dá? Tentar ficar atenta e prestar atenção no que está rolando?
Só sei de uma coisa: não vou ser uma velhinha sentada em uma cadeira de balanço sem saber como lidar com um mundo completamente novo e diferente do seu na época em que era ativa. Posso até usar uma cadeira de balanço, mas ela será motorizada e eu terei acesso direto à Internet, ou a algo similar que pode surgir, no meu dia a dia. Porque eu sou do meu tempo. E o meu tempo foi ontem, mas também é hoje e será amanhã. É ou não é?


Nenhum comentário:

Postar um comentário